domingo, 17 de outubro de 2010

"COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ FONSECA - 60 ANOS DE ENSINO EM VALENÇA

                         
                                     Construído em uma área pertencente ao cidadão Miguel Pedro e adquirida pelo Estado em 30/12/1946,o "Colégio Estadual José Fonseca",em Valença/RJ, foi concluído em 1950, passando a funcionar em 1951,com a denominação de "Grupo Escolar Saldanha Marinho". A partir de 1953,em homenagem ao benemérito valenciano Comendador José de Siqueira Silva da Fonseca,recebeu o nome de "Grupo Escolar José Fonseca",tendo como primeira diretora a professora Emérita da Silva Souza Gomes,conhecida como "Dona Santinha".
                                       Em 16/07/76 recebeu o nome de "Escola Estadual José Fonseca" e,em 27/09/94,em virtude da implementação do segundo grau,recebe o nome de "Colégio".
                                       Suas instalações serviram,durante cinco anos (de 1952 a 1957),como contribuição para o funcionamento no período noturno, do "Colégio Theodorico Fonseca", atualmente instalado na Praça Visconde do Rio Preto-" jardim de cima " e,durante um ano (por volta de 1953), para o funcionamento da "Escola Normal Sagrado Coração de Jesus" quando,a casa,se encontrava em obras.
                                        Como ex-aluna  deste Educandário,quero registrar aqui,minha gratidão por ter tido a possibilidade de receber,através de minhas queridas professoras Maria Stella Leite Pinto,Maria Helena Carvalho,Dilnéia Figueira e Joacy Soares de Moraes um ensino de qualidade indiscutível,base para toda a formação que vim a receber no futuro.´
                                         Alfabetizados aos cinco anos, por nossa querida e já falecida mãe,a professora Jurema Macedo da Rocha,a quem devemos toda a sustentação emocional e de aprendizagem básica,meu irmão e eu,   ingressamos,aos 7 anos, já na 2a série do "curso primário", do ainda denominado "Grupo Escolar José Fonseca", o que muito nos orgulha.
                                         Ainda, como ex-professora deste Educandário,onde,durante dois anos,na década de 70, lecionei a cadeira de Artes/Música  para alunos da sexta e da sétima séries, guardo excelentes lembranças para sempre marcadas em minha memória, em especial da Diretora do colégio na ocasião,a professora Consuelo Lago de Vasconcellos e da colega e minha ex-professora na "Escola Normal Sagrado Coração de Jesus" ,Lia Coutinho.A elas minha homenagem e gratidão, para sempre.
                                         Registro, também,que,na mesma ocasião,em parceria com a professora Lia Coutinho que escreveu a letra,tive a alegria de compor o "Hino da Escola",uma homenagem ao nosso querido e amado Colégio,hino este,ensinado,até hoje,às novas gerações de alunos que por alí passaram ou por ali ainda estão.
                                         Ao longo desses 60 anos de existência,esta Escola foi dirigida por professoras conceituadas,a saber:
                                     Profa Emérita da Silva Gomes
                                     Profa Ruth Leite Pinto Garcia
                                     Profa Maria Stella Leite Pinto
                                     Profa Consuelo Lago de Vasconcellos
                                     Profa Lindsey Chagas Fernandez
                                     Profa Tereza Gianotti Tófano
                                     Profa Terezinha Figueira Monte
                                     Profa Ana Maria de Souza
                                     Profa Isabel Rejane Truda Coutinho da Silva
                                     Profa Claudia Marieta de Almeida
                                     Profa Cláudia Gomes Figueira




                                    Compartilhamos das comemorações dos 60 anos desta Unidade Escolar que, cumprindo seu papel transformador, tem sido,ao longo do tempo,através do seu corpo docente,fonte de aquisição de conhecimento e cultura para a criança e juventude valenciana.

                                  "JOSÉ FONSECA É UMA ESCOLA ONDE SE ENSINA P'RA VALER"
                                                                                               ( Profa Lia Coutinho)