terça-feira, 26 de outubro de 2010

Manifesto em Defesa da Democracia

MEU QUERIDO IRMÃO, BEBETO DO CAVACO: UM MÚSICO DE VALENÇA

BEBETO DO CAVACO COM O VIOLONISTA PAULINHO LIMA-CARNAVAL 2010


BEBETO NA IGREJA DE N.SRA DA GLÓRIA EM VALENÇA/RJ

BEBETO DE CONTRA-BAIXO NA ABERTURA DO CARNAVAL DE VALENÇA - 2010
NA RÁDIO CULTURA AM DE VALENÇA, ACOMPANHANDO UM SERESTEIRO NO
PROGRAMA "BATE PAPO NA CULTURA" 2009


                  



    Ele tinha apenas uns onze para doze anos, quando desejou, muito, aquele cavaquinho, que estava para ser leiloado na festa da nossa Padroeira.A sensibilidade do pai e da mãe fez chegar o instrumento às suas mãos, com o qual ele,de improviso, tocou a música "A Cerejeira”.                             
Assim, nasceu o músico valenciano, Carlos Roberto Macedo da Rocha,o “Bebeto do cavaco,do violão,do contra-baixo e do teclado”.
O economista,apesar de  não se ter tornado um profissional da área musical, é o nosso  instrumentista canhoto, merecedor de destaque nesta edição, por todos os momentos em que contribuiu e contribui com a cultura musical de nossa cidade.
Bebeto teve a oportunidade de tocar, várias vezes, com Rosinha de Valença e foi escolhido por ela para ser o acompanhante de Clementina de Jesus,na década de 70,quando a cantora fez um show em nossa cidade.
Participou, como instrumentista,de várias apresentações,incluindo os grandes festivais da canção, realizados pela Faculdade de Medicina de Valença e, durante alguns anos, tocou violão e teclado em algumas Igrejas católicas da cidade.
Nos anos setenta,foi baixista de dois conjuntos: “José Luiz e Seu Órgão Moderno” e “Os Rolas”.Atualmente,é integrante do ”Rancho Carnavalesco Progresso”, como baixista, e do “Grupo de Samba de Raiz  Pelo Telefone”, como cavaquinista.
É pai do músico, flautista e maestro, Antonio Rocha, o que concretiza a teoria de que “filho de peixe,peixinho é.”Pai e filho, já tocaram e tocam muito “Chorinho” por ai.
Salve, “Bebeto do Cavaco”, o  canhoto que veio para provar como é bom tocar direito um instrumento!!!

CENTENÁRIO DO POETA NABOR FERNANDES- 23/10/2010

A "Casa de Cultura Léa Pentagna",através da Diretora de Eventos Dilma Dantas,como sempre,sai na frente e homenageia o Poeta Valenciano NABOR FERNANDES, que completaria 100 anos de vida no dia 23/10.Com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade,na pessoa da Sra Daniele Luzzie Dantas Mazzeo,o evento "Um Olhar Sobre Nabor Fernandes",além de celebrar o centenário do poeta,reconhece a importância de sua Obra Poética para a cidade.
As homenagens tiveram início no dia 19,na própria Casa Léa Pentagna, com a exposição de telas que foram inspiradas na obra do autor.
NABOR FERNANDES foi funcionário público da Central do Brasil.No local onde funcionava a Estação  da Central ,Praça Paulo de Frontin,(hoje Rodoviária) ,existe um monumento erguido ao escritor, pela Câmara Municipal de Valença e União Brasileira de Trovadores.Neste local, foram também realizadas,  no dia 22 de outubro de 2010,outras homenagens ao poeta,trovador,contista,novelista e biógrafo.
Com a presença de alunos da rede pública que declamaram poesias e trovas e da "Banda da Associação Balbina Fonseca "- ABF que abrilhantou o evento, o nosso querido "SEU NABOR", como nós o chamávamos na infância,recebeu  as merecidas homenagens representado pelas filhas Nelly e Neusa e pelas netas. 



O JOVEM POETA

O MONUMENTO




DILMA DANTAS E FAMILIARES.O PREFEITO INTERINO FERNANDO GRAÇA,ESPOSO DE UMA DAS NETAS DO POETA NABOR FERNANDES. 




ALUNOS PRESENTES NA HOMENAGEM






                                                                      DEPOIMENTO:

Faço questão de deixar registrado aqui, que,em criança,

tivemos (meu irmão e eu), a oportunidade de frequentar a casa do escritor Nabor Fernandes,em função dos laços de vizinhança e amizade que uniam nossos pais Carlos e Jurema, ao poeta e à  Sra Paulina,sua esposa.
Nas ocasiões em que permanecíamos lá,inúmeras vezes,apesar de muito crianças,testemunhamos o "Seu Nabor" escrevendo e, lendo, em voz alta,seu trabalho quando terminado.
Hoje, fazendo uma retrospectiva e olhando para este passado,constatamos a importância desses momentos e o aprendizado e  exemplo que nos deixou este escritor,tão próximo de nós.
  Nosso amor enorme,para sempre, ao "Seu Nabor","Dona Paulina",às amigas Nelly,Neusa e,em especial,ao amigo Narciso,único filho homem do casal,também já falecido,nosso grande companheiro de traquinagens infantis.
 Jocely Aparecida Macedo da Rocha.( Jô).
HOMENAGEM NA PRAÇA PAULO DE FRONTIN

Daniele,DilmaLícia,Nelly,Jô e Neusa

CASA LÉA PENTAGNA

SECRETÁRIA DE CULTURA DANIELE NA CASA LÉA


A DIREÇÃO DA CASA LÉA ,FILHAS E NETOS DO POETA
"O tempo se incube de trazer e depositar em nossas mãos o fruto das semeaduras da nossa vida." Nabor Fernandes



ALGUMAS OBRAS:












Clique para ampliar a capa


+ Antologia de Poetas Valencianos
veja outros sebos que vendem este mesmo título

+ Nabor Fernandesveja outros títulos do mesmo autor
Nabor Fernandes
editora: Pongetti
ano: 1974
estante: Poesia
peso: n/d
cadastrado em: sexta-feira, 16/7/2010. 14:57:19
descrição: Antologia de Poetas Valencianos (O que nos conta o passado e o que se vê no presente). Na folha de rosto encontram-se algumas rasuras, carimbo e uma assinatura. Páginas amareladas devido ao tempo; Durex na lombada do livro.





ciadolivro


Livraria Cia Livro (ciadolivro) on Twitter

Valencianos, participem do Concurso de Poesias Centenário Nabor Fernandes em comemoração aos 10 anos da Cia do Livro. Info (24) 2452.4233. ...
twitter.com/ciadolivro -

PARTIPEM DO CONCURSO

BANDA DA ABF

Nota aos visitantes


A Banda da Assciação Balbina Fonseca - ABF - foi fundada no ano de 2009.
É formada por jovens valencianos.É só clicar  
no link acima: "Notas aos Visitantes", para conhecer o trabalho importante realizado pela ABF.

UTILIDADE PÚBLICA:

COMO RASTREAR CORRESPONDÊNCIAS NOS CORREIOS

file:///C:/DOCUME~1/JOCELY~1/CONFIG~1/Temp/Rar$EX00.734/sro_remoto.htm


  Rastreamento de Objetos
Objeto(s):
 

       Exemplos de consulta de:

  • Um objeto: SS123456789BR
  • Lista de objetos: SS123456789BR; SS912345678BR; SS891234567BR 
    Informe o código de no máximo 10 objetos separando-os por ponto e vírgula

       Resposta em:     Português      English